Gestão Ergonômica

O objetivo do Programa de Ergonomia é reduzir o desconforto do trabalhador, fadiga e doenças que podem estar associadas a fatores ergonômicos desenvolvendo estratégias para ajudar todos os funcionários na execução de suas atividades de rotina, minimizando esforços físicos e dores, tendo interesse genuíno pela sua saúde e bem estar.

Campo de Aplicação

Um Programa de Ergonomia proporciona um processo para reduzir as doenças músculo-esqueléticas. Este programa se aplica a qualquer trabalho, processo ou operação em que um DORT (Distúrbio Osteomioarticular Relacionado ao Trabalho) ou uma LER (lesão por esforço repetitivo) ocorre a mais de um empregado.

Conceitos Importantes

Ergonomia

É a adaptação do trabalho ao ser humano. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários e do meio ambiente às necessidades do trabalhador. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.

LER

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) são lesões nos sistemas músculo-esqueléticos e nervoso, causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica (pressionando contra superfícies duras) ou posições desagradáveis por longos períodos.
Quando se realiza a mesma tarefa durante mais de 50% da jornada de trabalho ou quando a tarefa ocorre em ciclos repetidos com menos de 30 segundos de duração.

DORT

Esforço contínuo podendo lesionar músculos, tendões e articulações, resultando nas chamadas Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

AET

Análise Ergonômica do Trabalho (AET) – Pautada na Norma Regulamentadora 17, avalia a adaptação das condições de trabalho necessárias às características psicofisiológicas dos trabalhadores. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

Ergonomia X e-Social

A ergonomia está diretamente ligada às informações dos funcionários no E-Social, tanto no quesito Fatores de Risco (Campo no site da E-social: S-2240) como na Tabela de Ambientes de Trabalho (Campo no site da E-social: S-1060). No ato do cadastramento do funcionário, todos os riscos ambientais deverão ser preenchidos conforme o cargo do mesmo e deverão estar associados a todos os eventos relacionados a SST- Segurança e Saúde do Trabalhador, como por exemplo, Comunicação do Acidente de Trabalho.

Modelo de tabela contendo seus fatores dos eventos relacionados à segurança e saúde do trabalhador:

NOSSA ATUAÇÃO EM ERGONOMIA É EMBASADA NAS SEGUINTES NORMAS E LEIS.

E-Social
Projeto do governo federal unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

NR-12
Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos;

NR-17
Ergonomia;

NR-32
Segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde;

OHSAS 18000 / 45000
Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Health and Safety Assessment Services);

ABNT NBR ISO 11228-1-2-3:2014
Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição;

ABNT ISO/TR 16982:2014
Ergonomia da interação humana e sistema / Métodos de usabilidade que apoiam o projeto centrado no usuário;

ABNT NBR ISO 9241-143:2014
Ergonomia da interação humana e sistema;

ABNT NBR ISO 11226:2013
Ergonomia — Avaliação de posturas estáticas de trabalho;

ABNT NBR ISSO/CIE 8995: 2013
Iluminação de ambientes de trabalho.